Caras e Caros Irmãos,

O ano que agora termina ficou marcado pela Pandemia Covid 19 e pela crise diretiva da nossa Instituição.

A Pandemia Covid 19 obrigou-nos a importantes alterações no funcionamento dos nossos serviços, como sejam o encerramento do Centro de Dia , a limitação de visitas aos utentes do lar e a implementação de rigorosas medidas de higiene e segurança, onde a correta utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), desempenham um papel fundamental e onde não poupamos esforços tanto na proteção dos utentes, como dos nossos profissionais.

A juntar à crise pandémica, viveu a nossa instituição uma grave crise diretiva com a destituição do anterior provedor na Assembleia Geral Extraordinária de 28/8/2020 e a realização de eleições parciais em 26/9/2020, as quais levaram à recomposição dos órgãos Sociais desta nossa Santa Casa para a conclusão do atual mandato, que termina em dezembro de 2022.

Durante este conturbado período foi possível manter o nível das respostas sociais desta nossa Santa Casa graças à extraordinária dedicação dos nossos profissionais, a qual aqui desejamos registar e agradecer.


Desde a tomada de posse dos novos membros dos Órgãos Sociais, a qual ocorreu em 16/10/2020, que esta nova equipa diretiva tem vindo a trabalhar no Plano de Atividades e Orçamento para 2021.Estes documentos acabaram de ser aprovados por unanimidade na Assembleia Geral de 29/11/2020, cumprindo assim o estabelecido no artigo 22, número 1, alínea c) do compromisso da Misericórdia de Alfeizerão.

Seguindo uma linha de transparência na gestão, os documentos referidos anteriormente poderão ser consultados no Sítio da Internet da Misericórdia de Alfeizerão e constituem as linhas programáticas e as componentes económico-financeiras que lhe estão associadas.

No plano de atividades para 2021 destacamos os principais objetivos que pretendemos prosseguir e que são:

1.      Investir na aplicação dos Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais, desenvolvidas pelo ISS, IP (Processos Chave).
2.      Implementação de um sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.
3.      Gestão rigorosa dos recursos existentes (humanos e materiais)
4.      Investimento na qualificação dos nossos profissionais.

Estes grandes objetivos serão desdobrados em metas ou pequenos objetivos para cada um dos processos e valências da nossa Instituição, tendo sempre como foco a melhoria das nossas Respostas Sociais ao mais baixo custo interno.

Por último, desejamos agradecer a todos os Beneméritos pelos donativos concedidos ou a conceder, desejando a todos um Santo e Feliz Natal com muita saúde.

Fernando Segismundo